Como escolher e montar a porta ideal

Portas: Escolha as Melhores!

É pela porta que convidamos o mundo a entrar em nossas casas; ao mesmo tempo, são as portas que nos resguardam em nossa intimidade.

Que elas sejam bonitas e seguras!

 

Elementos de uma Porta

Em sua concepção mais tradicional, uma porta é formada pelos seguintes elementos:

  • Folha: Normalmente uma chapa lisa responsável pela vedação da parede quando a porta está fechada. Costuma ser confundida com a porta propriamente dita;
     
  • Batente: São os perfis retangulares (de madeira, metal ou outro material) que estão presos junto à abertura na parede e permite a fixação da folha;
     
  • Guarnição: Elemento responsável por esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente (em geral considerado grosseiro);
     
  • Maçaneta: Além de ser peça-chave para o acabamento estético da porta, é responsável, junto com as dobradiças e o trinco (com ou sem fechadura), pelo movimento da porta e seu trancamento.

Materiais Mais Utilizados

  • Madeira: A campeã das residências. Enriquecem o projeto do espaço e proporcionam melhor isolamento térmico e acústico. Se expostas à chuva e aos raios solares, devem ser submetidas a tratamentos contra o apodrecimento e esbranquiçamento.
     
  • Aço: É importante verificar se a abertura está dentro das medidas padrões do mercado, porque encomendar uma porta de aço sob medida é bastante caro. É durável e de fácil manutenção.
     
  • Alumínio: Por ser um recurso relativamente escasso, portas de alumínio são mais caras. Não são tão boas como isolantes térmicas e acústicas; em compensação são muito duráveis, de baixa manutenção e não enferrujam.
     
  • PVC: Considerado por muitos como o melhor material para projetos exclusivos, por sua versatilidade de durabilidade. Embora seja mais caras e não permitam pintura, portas de PVC são ótimas isolantes térmicas e acústicas, não oxidam, é imune ao cimento a à cal e não propaga chamas.

Qual Será o Lado de Abertura da Porta?

É preciso olhar para a porta pelo lado de fora:

  • Se a dobradiça fica do lado esquerdo da porta, esta se abre para a esquerda (E);
     
  • Se a dobradiça fica do lado direito da porta, esta se abre para a direita (D).

Para pedir um produto que se abra numa direção, especifique E ou D.

Mas nem todos os produtos têm uma direção de abertura: só especifique a direção quando necessário.

 

Tipos de Portas

Porta de dobradiça comum: O tipo de porta mais utilizado no mundo.

Porta articulada: Também usada como divisória ou para armário.

Porta pivotante: Pouco usada em domicílios mas muito frequente em escritórios.

 

Porta de Correr (reta): Falta de espaço na hora de decorar o ambiente requer planejamento. Para que o aproveitamento seja o melhor possível, uma das possibilidades são as portas de correr.

O sistema deslizante substitui as portas com dobradiças tradicionais, que demandam um espaço mínimo para que sejam abertas.

Além da praticidade no manuseio, as portas corridas podem ser portáteis e de fácil colocação.

O uso mais comum nos últimos anos tem sido nas casas de praia, pelo modelo moderno e por combinar com o estilo veraneio.

As portas de correr também podem ser aplicadas para dividir ambientes, sem separá-los por definitivo.

Divisórias feitas por portas deslizantes transformam o ambiente em espaços multiuso. Assim, cada cômodo pode sofrer várias mudanças sem a necessidade de nova reforma.

Outro benefício das portas rolantes é a facilidade na limpeza. Por ser um objetivo totalmente removível e leve em relação às portas tradicionais, oferece acesso a higienização até nas partes mais difíceis como nas dobras.

Porta Sanfonada (fole): Podem ser aplicadas em escritórios, habitações, hotéis, espaços comerciais ou outros locais que necessitem de ser divididos.

Este tipo de porta não necessita de calha no pavimento.

 

 

 

 

 

fontes: eurodivisal – Gedako –  mapeca – eucla – Wikipedia